Restricted area

Please enter your user ID,
to access the collaborative space

Forgotten password ?

« O que é uma área marinha protegida? »

A UICN - União Internacional para a Conservação da Natureza - define uma área marinha protegida como "um espaço geográfico claramente definido, reconhecido, consagrado e gerido por qualquer meio jurídico ou outro que seja eficaz, de modo a assegurar a longo prazo a conservação da natureza assim como os serviços ecosistémicos e os valores culturais que lhe são associados".

Este objectivo é às vezes associado a um objectivo local de desenvolvimento socio-económico ou articulado a uma gestão sustentável dos recursos. A pilotagem pode ser confiada a diferentes tipos de instâncias (local, nacional) com estatutos e governâncias variadas.

O que a base de dados MAIA não é.

Nas fichas de identificação das AMP, as informações relativamente às espécies marinhas e habitats marinhos presentes não devem ser consideradas como informações de referência.

A identificação de novas espécies é frequente e a sistemática evolui regularmente. Somente as bases de dados nacionais mandatadas para serem referência, que justificam de um dispositivo complexo de validação e que compilam as informações de diversas proveniências, são consideradas de referência.

Na França, a base oficial espécies e habitats naturais é a base do INPN (Inventário Nacional do Património Natural) cujo referencial é TAXREF. A nível mundial, trata-se da base WoRMS (World Register of Marine Species), alimentada pelo referencial europeu  (ERMS), este sendo ele próprio alimentado pelos referenciais nacionais.

Uma base de dados MAIA?

print pageexport as PDFsharesubscribe to RSS feedreduce font sizeEnlarge font size

Logo aquando da redacção do projecto MAIA, os parceiros realçaram a necessidade de partilhar uma informação oficial e actualizada no que diz respeito às áreas marinhas protegidas da fachada atlântica. Esta necessidade foi aliás formalizada no documento de projecto.

A padronização dos dados entre países, mas também a difusão da informação pública aos cidadãos (Convenção Aarhus e directiva europeia INSPIRE) sãos próximos desafios das administrações públicas. MAIA tenta também respeitar esses grandes princípios.

As finalidades da base de dados MAIA ?

A recolha e a estruturação das informações relativas às AMP da fachada atlântica (desenvolvimento e implementação da base de dados geográficos MAIA) têm três objectivos principais:

Melhorar o conhecimento e a compreensão no que diz respeito às AMP do arco atlântico (entre países e entre actores);

Melhorar a partilha de informações geo-referenciadas relativas às AMP - Melhorar e facilitar a acessibilidade a essas informações;

Realizar um ponto da situação da rede de AMP do arco atlântico comparativamente aos objectivos internacionais (OSPAR nomeadamente).

 

 

Objectivos principais

Sub-objectivos

Curto prazo (2012)

Melhorar o conhecimento e a compreensão no que diz respeito às AMP do arco atlântico (entre países).

Ter uma melhor visão da rede de AMP do arco atlântico.

Reforçar uma cultura e um conhecimento comum.

Melhorar a partilha de informações geo-referenciadas relativas às AMP - Melhorar e facilitar a acessibilidade a essas informações.

Juntar e estruturar as informações existentes num único e mesmo sistema de informação geográfica.

Disponibilizar os dados (download - interoperatividade) de acordo com a convenção de Aarhus e a directiva INSPIRE.

Permitir aos gestores difundir facilmente os seus dados.

Permitir aos actores (gestores, usuários do mar, institucionais) a consulta de dados oficiais e actualizados.

Realizar um ponto da situação da rede de AMP do arco Atlântico comparativamente com os objectivos internacionais (OSPAR).

Realizar um relatório que apresenta à estado da rede de AMP do arco Atlântico daqui até ao final do projecto.

Facilitar a recolha e a análise dos dados.

Identificar as faltas de dados.

Longo prazo

Identificar problemáticas à escala da rede.

Melhor considerar a conectividade ao nível da rede

Levar a cabo acompanhamentos à escala do arco atlântico

etc.

 

back to top

Logos Atlantic AREA et European Union